Redação
A professora de ciências e química Thaiza Montine, de Goiânia, está concorrendo a uma vaga em uma missão espacial promovida pela Space Exploration & Research Agency (Sera), em parceria com a Blue Origin. O projeto selecionará seis pessoas de diferentes países para um voo no foguete New Shepard, o mesmo que levou a cantora Katy Perry ao espaço em abril deste ano.
Em agosto, Thaiza iniciou uma campanha nas redes sociais para mobilizar apoio e garantir aprovação na primeira fase da seleção. A iniciativa contabiliza o engajamento dos candidatos por meio de curtidas, compartilhamentos e interações com publicações que utilizam a hashtag #SERASpace.
Segundo a Sera, a proposta do programa é democratizar o acesso ao espaço, dando oportunidade a cidadãos comuns, especialmente de países com pouca representatividade em missões espaciais. Além da experiência de viajar fora da órbita terrestre, os tripulantes também poderão realizar experimentos científicos durante a missão.
Hoje, apenas dois brasileiros participaram de voos espaciais: o astronauta Marcos Pontes e o engenheiro Victor Hespanha. Para Thaiza, esta é uma chance de não apenas representar o Brasil, mas também dar visibilidade às mulheres na ciência.
“Temos dois astronautas no Brasil, todos homens. Seria a oportunidade de mostrar às novas gerações que mulheres também podem conquistar o espaço e que não devemos nunca deixar de sonhar”, destacou.
A seleção está dividida em três etapas. Na primeira, em andamento, os perfis mais engajados avançam para a fase seguinte. A decisão final ficará nas mãos do público, que escolherá entre as equipes finalistas.
A data e o local de lançamento do foguete ainda não foram definidos. Caso seja escolhida, Thaiza entrará para o grupo restrito de brasileiros que já vivenciaram uma missão espacial.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !